segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Poesia empregando a metáfora, antítese e o humor.

 Poesia empregando a metáfora, a antitese e o humor.


Obra de arte:Tarsila do Amaral – A Família.
  

 

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                            Titulo 

Famílias o que aconteceu com elas?


          
   Tenho muito que falar, 
   É nas famílias que me refiro.
O destino traça a vida,
 Olhando, vejo e me espiro.
Nas famílias modernas,
 Cadê a convivência fraterna?
 Pai com um sorriso amarelo,
Vai para  o meio  da rua,
Vê se enxerga sua filha,
 Que anda por aí quase nua.
Pai sabe da responsabilidade que tem,
A vergonha queimava-lhe o rosto.
Não deixa de ver os defeitos e as falhas,
Em sua face está escrito DESGOSTO!

Nasce o sol e chega à noite,
E do riso se faz o pranto,
Filho perdido na droga,
As famílias perdem o encanto.
 Nasce um pra ser feliz,
Outros para viver no trote,
 Somos todos iguais na matéria,
Quem quiser que ouça e anote.
 Pensando na vida humana,
Chega à idéia completa,
Policia! Bombeiros!
Chegam e cortam o silencio.
 Por um impulso instantâneo,
O pai disse por quê?
-Não me prenderam, entreguei-me,
Porque eu já estava cansada,
Da vida na promiscuidade.
 Tomei dinheiro dos ricos.
E aos pobres me entreguei,
Dividindo álcool e droga,
Respirei fumo e fogo embriagada,
 Sem nunca respeitar as leis.
Eu não te odeio eu te amo,
  Com todos os teus crimes minha filha,
Se acerte com a justiça,
 E retorne para sua família,
 Uma cena, não é alegre,  é muito triste,
Que aperta o coração,
 A pior dor que existe,
É ver um filho na prisão.


Biografia de Tarsila do Amaral, vida e obras da artista, modernismo, arte moderna, influências

Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro

Introdução
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.

Biografia




Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).


Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.


Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.


Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).


Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.


Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.


Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).


No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.


No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.


Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).


Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.


Características de suas obras


- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)




Principais obras de Tarsila do Amaral


- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)








Um comentário:

  1. Meninas! Muito bom! Vocês se superaram. O poema tem estrutura, relação com a realidade. Gostei muito.Parabéns! Clarinha

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